terça-feira, 21 de julho de 2015

Istambul

Nossa viagem para Istambul

Eu e meu marido adoramos viajar e um dos destinos escolhido para nossa viagem internacional em 2013 (fevereiro) foi Istambul na Turquia, que apesar de ser a maior cidade deste país, não é a sua capital, que é Ancara.
Assim, Istambul, a antiga Bizâncio e Constantinopla, é a quinta maior cidade do mundo, com 13.120.596 habitantes na sua área metropolitana (2010). A grande maioria da população é muçulmana, sendo os cristãos e judeus uma minoria.
Alem de ser um dos destinos turísticos mais desejados atualmente pelos brasileiros a localização geográfica de Istambul e a riqueza do seu patrimônio histórico e cultural encantam quem a visita. A ocupação de ambas as margens do Estreito de Bósforo e do Norte do Mar de Mármara, as quais separam a Ásia da Europa no sentido Norte-Sul, faz de Istambul a única cidade do mundo localizada em dois continentes. Uma bela ponte em cima do Bósforo divide a parte Europeia da parte Asiática. O lado europeu que concentra maior patrimônio cultural foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO,em 1985.
Nesta viagem, estiveram conosco o casal Ari e Nádia (além de parentes queridos, ótimos companheiros de viagem) e a nossa impressão desta cidade é que as pessoas são muito simpáticas e atendem muito bem os turistas. Andamos na cidade de forma super tranqüila, sem problema de violência. Nos dias que passei por lá, me deu a sensação de muita alegria e liberdade e de uma cidade segura. Me senti em casa.


A OPÇÃO DE ROTA  AÉREA DO BRASIL PARA ISTAMBUL E A LOCALIZAÇÂO DE HOSPEDAGEM

A nossa escolha para a compra das passagens aéreas foi a opção (existem outras) via Londres (Inglaterra) na ida e via Roma (Itália), na volta, pois queríamos dar um stop nestas cidades.
Optamos pelo Tulip City Taksim Hotel, achamos bem descolado e moderno.Este hotel fica próximo da Avenida İstiklal (em turco: İstiklâl Caddesi) é uma das avenidas mais famosas de Istambul, de onde é muito fácil acessar vários pontos turísticos, inclusive a pé. 

CÂMBIO
A moeda oficial é a Lira Turca. Atualmente equivale ao Real (01 real equivale a 0,84 lira turca). Sendo muito bom para as compras.

LINGUÁ

A língua oficial é o Turco. Mas muitos falam inglês, principalmente nos pontos turísticos. No GRAND BAZAR e no EGYPTIAN  SPICE BAZAR muitos falam espanhol e já conhecem sobre o Brasil. Conseguimos com facilidade nos deslocarmos de taxi na cidade, usando o nosso jeitinho: quando pegávamos o taxi na ida para um determinado local,  pedíamos ajuda ao recepcionista do hotel para dizer em turco para o taxista onde queríamos ir e no retorno mostrávamos o cartão do hotel com o endereço. No geral não tivemos grandes dificuldades de comunicação. No meu ponto de vista dá para circular facilmente pela cidade, não sendo necessário “full time” um guia, como muitas pessoas nós diziam. Mas, vale a pena contratar um guia se quiser mais conforto e uma verdadeira aula de historia. Foi o que fizemos: andamos sozinhos e  também contratamos os serviços da guia Ruken Altinkiliç ( ruken_altinkilic@yahoo.com) , que fez um ótimo serviço e que eu recomendo.



DESLOCAMENTOS NA CIDADE

Em Istambul o taxi é bem barato e foi a nossa opção de deslocamentos na cidade, apesar do trânsito ser desorganizado, as pessoas não costumarem usar cinto de segurança e alguns táxis que tomamos, terem corrido bastante. Estávamos em quatro e muitas vezes não valia a pena pegar metrô. Pelos nossos cálculos a diferença de preço era muito pequena para abdicarmos do conforto de usar o táxi (como exemplo, uma corrida do Taksim ao Hipódromo, custava 14 liras para quatro pessoas e o metrô 12 liras (3 liras por pessoa). Mas, quem preferir tem rede de metrô e bonde associados com os ônibus por toda a cidade. Situação totalmente diferente de outras partes da Europa, onde o táxi é bem mais caro. Caminhamos bastante também e  foi uma experiência bem agradável.

ROUPAS

Nas ruas vi poucas mulheres de lenço na cabeça e a grande maioria com roupas bem parecidas, tanto homens como mulheres, com as nossas do Brasil. Como fui no inverno (em fevereiro), o normal eram pessoas de calça, casacos, cachecol e gorros. Muitas com meia e saia por cima. Mas, em geral, as pessoas usavam trajes bem modernos. Como tem gente do mundo todo você encontra um pouco de tudo. Na verdade, Istambul é uma metrópole com varias lojas de grife e que vendem roupas e sapatos bonitos e com excelentes preços comparados ao Brasil.

MESQUITAS

Em Istambul existem inúmeras mesquitas. E realizada o sala (oração pública), cinco vezes ao dia: antes do nascer do sol, ao meio dia, à tarde, após o pôr-do-sol e de noite. Em qualquer parte da cidade pode-se consultar os horários nas portas das mesquitas. Nos momentos das orações é comum ouvir em várias partes da cidade umas chamadas típicas (uma gravação) muito bonita onde é dita a frase ALLAH HU AKBAR (Ala é grande). O chamado é entoado de forma harmônica sendo necessário que as palavras sejam bem pronunciadas. E bem bonito e agradável ouvir o chamado! Algumas dicas:
·         Evite visitas nos horários das orações e as sextas feiras, normalmente restritas aos fiéis.
·         Fora das Mesquitas existem bicas, onde os fiéis jogam água em várias partes do corpo (cabeça, mãos, braços, pernas e pés) como uma forma de purificação, antes das orações. A água para os muçulmanos segundo o alcorão representa a fonte da vida.
·         Nas portas das mesquitas, alguns ajudantes entregam sacos para colocarmos nossos sapatos porque temos que entrar descalços. Entramos na Mesquita com o saco na mão.
·         Dentro das Mesquitas não existem bancos ou cadeiras, todos se ajoelham no chão.
·         Percebemos que homens e mulheres oram em espaços separados. Mas os turistas se reúnem e oram juntos.
·         Não existem dentro das mesquitas imagens de forma humana ou de animais.
·         Geralmente são construções enormes, com grandes espaços, bem altas e com belos vitrais.
·         As mulheres precisam cobrir a cabeça com um véu (usei meu cachecol mesmo).
·         Alguns blogs que pesquisamos antes da viagem, informaram que mulheres não podem entrar de calça e teriam que colocar uma canga tipo saia. Não aconteceu isso comigo, entrei de calça em todas que visitei e vi várias outras mulheres turistas de calça também.

·         As  mesquitas que visitei: MESQUITA AZUL e MESQUITA YENI.










TOUR DE ÔNIBUS CITY WINDOWS TRAVEL 

Pagamos  o valor de 20 euros por duas horas de tour por pessoa. Fizemos a Linha Vermelha e Azul. O ticket se compra na Praça do Taksim ou próximo a Mesquita Azul onde funcionários que ficam próximos aos ônibus vendem ou em uma banquinha da empresa montada no local.

A Linha Azul passa pela OLD CITY MONUMENTOS, estende-se para BESIKTAS e TAKSIM (parada) depois continua com o Bósfero e a Ponte, que separa o Ocidente do Oriente. (parte Asiática – parada).

A linha Vermelha é basicamente a ida ao Hipódromo, ST Sofia, Mesquita Azul e Palácio Topkari. Essas atrações são muito próximas umas das outras, e pode-se fazer tudo andando. Neste caso, o ônibus vale para nós levar até lá.
Cometemos um grande erro porque pegamos um taxi próximo do Taksim fomos para o Hipódromo (gastamos 14 liras) e lá pegamos a Linha Azul e vimos que o caminho foi o de volta, pois voltamos exatamente ao Taksim. Assim, quem estiver próximo do Taksim a dica é pegar o ônibus (Linha Azul) na Praça Central do Taksim, que passa pela Besiktas e vai em direção a parte Asiática. No retorno volta para Taksim (neste caso é melhor nem sair do ônibus) e o ônibus retoma a direção da Linha Vermelha, que vai  para o Hipódromo,  e então como sugerido pode-se conhecer toda aquela parte por último e andando. Por conta de nosso erro rodamos muito e perdemos tempo.

Algumas considerações sobre este tour das linhas vermelha e azul:

PONTO NEGATIVO: perde-se  tempo no engarrafamento e o Áudio Phone não têm tradução (português ou espanhol) das falas contando a historia dos principais pontos turísticos.
PONTO POSITIVO: tem-se  uma visão geral da cidade. Vale a pena visitar os pontos que o ônibus para por 30 minutos e pegar o próximo ônibus. Lembrem-se que na parte final do Hipódromo, não é necessário pegar o ônibus de volta porque esta região tem possibilidades de visitas a diversos pontos turísticos, que podem durar o dia todo, dentre eles: Hipódromo, Mesquita Azul, Basílica de Santa Sofia, Cisterna da Basílica e Palácio de Topkapi.

MESQUITA AZUL
Construída entre 1609 e 1616 possui seis mirantes. São 260 janelas e 36 cúpulas por onde entra iluminação natural. Dentro são 20 mil azulejos de Izmir azuis que decoram colunas e arcos. Muito linda!!! Imperdível! Lembrem-se das dicas sobre visita às Mesquitas.
COMO CHEGAR: Fica na Meydani 21 (Praça Sultan Ahmet)
HORÁRIO FUNCIONAMENTO: Diariamente das 09.00h ás 17.00h. A entrada é gratuita.

HIPÓDROMO DE CONSTANTINOPLA
Foi o centro esportivo e social de Constantinopla, a capital do Império Bizantino que no século V chegou a ser a maior cidade do mundo. O Hipódromo tinha cerca de 450 metros de comprimento e 130 metros de largura. Tinha  capacidade para 100.000 espectadores. Com os saques, principalmente após a quarta cruzada, Constantinopla não voltou a se recuperar e o Hipódromo não foi reconstruído e caiu no esquecimento. Hoje parece mais uma grande praça, muito bonita ao lado da entrada da Mesquita Azul.
Endereço: Sultan Ahmetmh, Minar Mehmet Agacd, 38, Istanbul, Turquia

BASÍLICA SANTA SOFIA
É um importante edifício construído, entre 532 e 537 pelo império Bizantino para ser a Catedral de Constantinopla.
Endereço: Ayasofya Meydani Sultanahmet Fatih, Turquia Tel: + 90 212 522 1750

CISTERNA DA BASÍLICA
É a maior das dezenas ou centenas de cisternas construídas em Istambul durante a época Bizantina.
Ocupa uma área de 10.000 m e tem 08 metros de altura. Foi utilizada até finais do século XIV como cisterna de água e nos meados do século XIX foi restaurada depois de ser usada como armazém de madeira.
Endereço: Alemdar Mh, Seltali, Sk número 06, Fatih, Turquia
Tel: + 90 212 522 1294

PALACIO DE TOPKAPI
Foi construído por Mehmet 11, logo após a conquista de Constantinopla em 1453 e foi a residência dos sultões por três séculos. Atualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposições com objetos de ouro, prata, cerâmica, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os “pelos de barba e a marca do pé do profeta Maomé”. È formado por vários pavilhões e jardins numa área imensa. Maravilhoso!!! Uma verdadeira aula de história.
 FUNCIONAMENTO: Abre todos os dias das 09.00 horas ás 17.00 horas
Entrada: O ingresso do museu custa 20 liras e o do Harém 15 liras. O site: http://www.topkapisaraye.gov.tur
DICAS: Ao redor desta região, existem inúmeras ruelas com vários bares, restaurante e lojinhas. Ruas bem charmosas e agradáveis!
Fomos andando, em torno de 08 minutos, bem pertinho, para o GRAND BAZAR

GRAND BAZAR
É o maior e dos mais antigos mercados cobertos do mundo. Aberto em 1461, tem mais de 3.000 lojas distribuídos por 60 ruas cobertas. É muito conhecido pelas joalherias, cerâmicas, especiarias e tapetes. O grande Bazar tem quatro entradas, uma em cada extremo das ruas principais. Em cada uma das entradas exteriores há um portão de ferro. Adorei! Foi muito divertido! Os atendentes são homens e quase não se vê mulheres trabalhando, acredito pela cultura. São excelentes vendedores e a maioria fala espanhol e poucas palavras em português, quando nos identificamos como brasileiros.  Conversam principalmente sobre o futebol e jogadores famosos. Quando fizerem compras a regra é pechinchar, negociar preços permanentemente.
Horário de funcionamento: segunda á sábado, das 09 horas ás 19 horas.
Formas de pagamento: a maioria aceita dinheiro, mas muitos aceitam cartões: Amex, Visa e Master.





PRAÇA E RUA TAKSIM:

A praça se situa na parte Europeia de Istambul, no bairro de mesmo nome e nela se encontra o Centro Cultural ATATURK, o Hotel Marmara e uma estação de metrô. Colado à praça tem uma rua chamada KIMENE que funciona até de madrugada cheia de restaurantes, bares, lojinhas, shoppings e lojas de grifes. A rua tanto de dia como de noite vive lotada de pessoas do mundo todo, principalmente turistas. Muito legal! Não deixamos de ir nem uma noite! Muito agradável!
A bebida mais famosa alcoólica é o Raki, de cor branca e super forte. Lembra uma cachaça, mas é útil para aquecer do frio.
Por várias partes encontram-se carrinhos vendendo o KESTANE, uma espécie de castanha turca, mas muito mais mole que a nossa. Não gostei! Mas é bem tradicional lá.
Em frente à Ponte De Galata  se encontra a MESQUITA YENI e vizinho se encontra o THE EGYPTIAN (SPICE) BAZAR
Conhecido como Bazar das Especiarias. É o maior coberto depois do Grand Bazar mas é muito menor e na minha opinião mais aconchegante e vende as mesmas coisas que o Grand Bazar. Sua arquitetura é em forme de L. Como no Grand Bazar a regra é pechinchar. Lá são vendidos os doces turcos, conhecidos como Turkish Delights, os famosos e deliciosos chás Turcos (o sabor diferente dos nossos) e diversas especiarias. Na Loja TONKARE, número 13 www.e-topkapi.com o vendedor, de forma muito simpática nos proporcionou inúmeras degustações de produtos que comercializa. Em várias lojas vendem-se lindas almofadas bordadas em torno de 60 liras, chaveiros em torno de 1 lira, pulseirinhas em torno de 3 liras, lindos portas velas em torno de 05 liras, potes de cerâmicas em torno de 15 liras, os famosos olhos de boi (símbolo turco) de todos os tamanhos, modelos e preços, tapetes, jóias, cerâmicas, etc. Como adoro artesanato, me apaixonei e voltei inúmeras vezes para comprar mais algumas coisinhas. Preços realmente muito bons e produtos com muita boa qualidade e diferentes.
Na entrada existe uma loja que vende sucos e não deixe de experimentar o suco de rama.
Endereço: Cami Meydani Sok, pertinho da estação de bonde Eminonu.
 Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 19h
Entrada: Grátis
Bem próximo, praticamente ao lado se encontra o Restaurante HAMDI RESTAURANTE. Trata-se de um restaurante tradicional, mas muito bom. Uma vista maravilhosa do Bósforo e uma excelente refeição. 




Na Turquia come - se muita carne de porco. Na descida do Hamdi, na rua, encontramos com o ator Daniel de Oliveira que estava gravando um filme nas ruas da Turquia.




PONTE DE GALATA E ESTAÇÂO DE TREM EMINANU
Atravessando a rua colada com o canal de Bósforo,  descendo pela estação Eminanu e subindo a escada (é uma área mais popular e com muito aglomerado de pessoas) deparamos com a Ponte de Gálata, com inúmeros restaurantes mais populares, mas que vale a pena pela linda paisagem. Chegamos lá e apreciamos o fim do dia de Istambul. Meu marido experimentou o sanduíche de peixe. Achei o cheiro enjoado. Nas pontes de Istambul é normal encontrarmos inúmeros pescadores.
Relativamente próximo de Taksim, fomos andando, visitamos outro famoso ponto turístico:







LA TORRE GALATA
Um dos lugares mais chamativos da cidade. Pagamos 13 Liras para visitar. Dentro da torre toma-se um elevador que nos leva para o alto da torre.  Ao redor da torre, numa espécie de mirante tem-se uma visão panorâmica da cidade por vários ângulos. Existe também  um restaurante onde a noite é apresentado Shows Folclóricos. Vale a pena!
Endereço: Bereketzademh, Galatte Kulesi, Beyogtu, Turquia.







Outro passeio imperdível é o CRUZEIRO PELO ESTREITO DE BOSFORO
O passeio sai da Estação Eminonu na Ponte de Gálata,  exatamente no cais defronte do THE EGYPTIAN (SPICE) BAZAR e da MESQUITA YENI. Escolhemos a empresa TUR-YOL e o passeio de 02 horas custou 12 liras por pessoa. Pagando mais 5 TL (R$6,00) é possível alugar um áudio-guia para escutar (em espanhol e inglês) explicações detalhadas de vários distritos, monumentos e edifícios avistados ao longo do passeio. São também vendido lanches dentro do barco. È opcional ficar na parte descoberta (em cima) ou  descer para a parte coberta do barco ( com vidros nas laterais para uma melhor visão).
 O cruzeiro navega pelo Bósforo fazendo o retorno após a segunda ponte, a Ponte Fatih Sultão Mehmet. O passeio se inicia em vários horários, pegamos o de 10.35h horas, mas é recomendável que se chegue com pelo menos meia hora de antecedência para comprar o ingresso e escoher um bom lugar no barco.
Ao longo do trajeto, o barco faz apenas uma parada para pegar passageiros na estação Ortaköy, que também pode ser o ponto de partida para quem não quiser ir até a estação inicial. Este terminal está localizado próximo à Ponte do Bósforo, a primeira das duas grandes pontes que atravessa o estreito, inaugurada em 1973. E por último a linda ponte que liga o lado europeu ao Asiático, depois o cruzeiro retorna ao ponto de partida.
Mas o grande barato do passeio é apreciar a linda paisagem, com os casarões e castelos a beira do canal e o grande número de aves no céu. Com este pano de fundo não cansamos de tirar muitas fotos! Excelente passeio!
Outro palácio maravilhoso, com 600 metros de frente para o Bósforo é o PALÁCIO  DOLMABAHCE
Foi construído em 1842 e atuou como principal centro administrativo do Império  Otamano. Tem 285 quartos. O Dolmabahce foi construído quando o Império Otomano já estava em declínio. Mas o sultão não deixou por menos: o interior é lindíssimo e foi construído no fim do século XIX. Você visita salas onde o sultão recebia embaixadores, salas de jantar, uma escadaria com corrimão de cristal Baccarat e termina num salão enorme. http://www.dolmabahcepalace.com/
 Horário de funcionamento: Abre às terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 16h. Não abre às segundas e quintas-feiras. A visita guiada ao palácio principal dura cerca de 1h e a visita ao harém uns 40 minutos.
 Entrada: Para visitar o prédio principal, chamado Selameik, paga-se 30 liras turcas. Para visitar o Harém, paga-se 20 liras. Para visitar o Selameik + o Harém, o preço é 40 liras.
 Endereço: Dolmabahçe Cad, perto da estação de bonde Kabatas e  em frente fica o estádio de futebol do Beşiktaş.








Para finalizar nossa estadia em ISTAMBUL fomos para o RESTAURANTE REINA
Chegando lá o recepcionista perguntou para qual restaurante iríamos e se tínhamos realizado reserva (o local é um pequeno complexo com restaurantes de várias culinárias e boate). Como não tínhamos feito reserva acabamos indo para uma pizzaria super chique. E não conseguimos entrar na boate, também por falta de reserva.
Sinceramente não deu muito para perceber que são vários restaurantes, pois ficamos em uma parte fechada com vidro, de onde víamos uma varanda aberta e a linda vista do Estreito de Bósforo, exatamente ao lado de uma das pontes que liga o lado europeu ao lado asiático da cidade. A iluminação noturna da ponte dá um charme especial ao cenário. Quando digo chique, é chique mesmo, um garçom para cada pessoa, tiram o casaco das nossas costas, vestem o casaco na hora da saída...Um verdadeiro luxo!
Pedimos uma pizza + vinho + refrigerantes. Ficou em torno de R$100,00 para cada casal. Mas durante o jantar aconteceu um fato muito interessante. Os garçons ofereceram pimenta em forma líquida em um ingrediente muito parecido com o azeite. Pensei que fosse azeite  e autorizei o garçom colocar em excesso na pizza. Quando provamos! O susto! Pizza apimentada! CUIDADO!!!Mas não deixou de ser muito engraçado e mesmo com toda pimenta, como bons baianos, não sobrou nem um pedacinho. O sabor muito bom e um lugar super agradável.


Para aproveitarem melhor à noite não se esqueçam de reservar: www.reina.com.tr
Endereço: Ortaköy Mh.  Muallim Naci Cd No:44, 34347 Istanbul, Turquia
TEL: +90 212 259 5919



Istambul é uma cidade que me surpreendeu e realmente voltei apaixonada por ela!



Nenhum comentário:

Postar um comentário